terça-feira, 24 de março de 2009

Speak Up


Segundo a Wikipedia:

Em inglês, a palavra Honesty e Honor são bem parecidas, talvez por que a honestidade seja uma das características que define uma pessoa com honra.

Honra é a avaliação do procedimento de uma pessoa e estado social baseado nas adoções daquele indivíduo e ações.

Honestidade é o valor de falar a verdade e criar confiança na mente dos outros.

O verdadeiro propósito desse texto é discorrer sobre a falta de honestidade das pessoas, ou seja, a falta de capacidade de falar a verdade (o que não implica em mentir, mas talvez omitir) tanto com elas mesmas, quanto com as pessoas ao seu redor.

Não é de hoje que eu digo ser contra psicólogos e mais ainda contra psiquiatras, é algo que na minha mente não precisaria existir, se as pessoas se permitissem falar o que sentem umas para as outras, quando necessário.

Quando um garoto de 16 anos começa a notar que perde muito mais tempo olhando os seus amigos tomando banho no chuveiro da escola ou do clube do que olhando as meninas tomando sol, ele tende a esconder isso, pois sabe que não somente a sua mãe e sei pai não vão aceitar esse fato naturalmente, assim como a sociedade tende a excluí-lo por não ser o comportamento normalmente aceito. Ele provavelmente venha a esconder isso somente para ele, com medo de ser discriminado, certamente o rendimento escolar irá cair, pois ele não consegue se concentrar na aula, pois fica pensando se alguém sabe, ou se souberem como seria, e talvez até venha a desenvolver atitudes agressivas com os amigos e a família para tentar se defender. Claro que nesse exemplo todo, eu estou favorecendo o meu ponto de vista, mas vamos em frente.

O caso é que, já imaginaram se ele conta para os pais, e os pais aceitam totalmente a natureza do filho, e ainda apóiam ele em todas as decisões que ele venha a tomar quanto a sua sexualidade. Ele não teria perdido horas de sono pensando em como seria se eles não aceitassem, ele não teria pego recuperação na escola, e nem discutido com os seus amigos por nada.

A questão é, isso não acontece só nesse exemplo, famílias que possuem os mais diversos problemas não conversam uns com os outros, pois tem medo de como serão julgados por seus familiares, eu não entendo como isso pode existir. A família deveria ser o pilar de qualquer pessoa, e não um trator que passa por cima dela. Nós deveríamos ser capazes de compartilhar todo o tipo de experiência dentro de casa, não que não devêssemos ser julgados dentro de casa, mas para que ao compartilhar um pensamento ou uma experiência pudéssemos debater se aquilo foi ou não correto e/ou por que fizemos aquilo. Enfim que fosse um ambiente onde pudéssemos nos sentir seguros para falar o que pensamos, e ao invés disso encaramos nossa casa como uma prisão, aonde somos obrigados a viver e conviver com as pessoas que lá estão.

As conseqüências todos já conhecem, um garoto que entra numa escola e atira em 12 colegas, ou um pai que estupra a própria filha.

É óbvio que nada disso que eu citei aqui, é fácil de ser posto em prática, mas com certeza nada do que eu disse aqui é pura teoria. É realmente muito difícil, inclusive para mim, falar o que eu realmente quero dizer e agir da forma a qual eu acho que seria a correta.

Talvez a honestidade plena, seja algo impossível e até mesmo prejudicial, afinal de contas o termo sincericídio não é de hoje, mas nem é a isso que eu me apego, mas sim ao fato de, quando existe um problema considerável com uma pessoa, que diz respeito a outra(s) e que poderia ser solucionado através de um diálogo, eu acredito que as pessoas deveriam por isso pra fora.

Atenção para o modo como isso é feito. Se eu quero dizer não para uma pessoa, eu não posso simplesmente chegar pra ela e gritar. NÃO!. Ela não vai entender como não, mas sim como um nunca, ou mesmo como uma ofensa. A dificuldade de comunicação não se baseia apenas no fato de uma pessoa exteriorizar o que sente, mas também em como a outra pessoa vai receber a informação. Talvez isso seja ainda mais difícil de se aprender . Aprender não só a falar o que se está sentindo, mas também fazer a pessoa que está escutando, sentir o que você está sentido. Uma das pessoas deve estar preparada para falar e outra para ouvir, é comum quando uma pessoa está desabafando, e no meio da conversa ela é interrompida pela que está ouvindo e já começam a argumentar sem nem mesmo o raciocínio da primeira pessoa ter sido concluído.

Mas não, nem tudo está perdido, pois existe a família que nos permitiram escolher como um dia eu li em algum provérbio popular. Os amigos acabam por serem aqueles nos quais podemos confiar, e falar tudo aquilo que fazemos e/ou pensamos em fazer. E por isso sou grato, não só por ter uma família na qual, em parte, eu posso dividir os meus pensamentos e as minhas experiências, mas também por poder contar com amigos que ao ouvir o que tenho a dizer, me ajudam a encontrar as respostas que eu busco.

Entendam, que o ideal, não é que se confie somente na família, ou somente nos amigos, mas sim, que exista uma abertura na família para expor seus sentimentos e que fora de casa possa se conversar com pessoas que compartilham a mesma idade, meio e interesses comuns, para que novas conclusões possam ser geradas.

E sim, há ainda a falta de honestidade entre os amigos, a qual, pessoalmente me deixa muito magoado, claro, como eu disse anteriormente, não existe honestidade plena, em que se fala tudo que se pensa para a pessoa, até por que as conseqüências podem ser catastróficas. Além de ser completamente saudável guardar alguns pensamentos só pra si mesmo.

O fato que me deixa chateado, é quando um amigo tem um problema comigo e não se abre, talvez por medo que eu vá julgar, ou por não querer se expor, ou mostrar que tem fraquezas, mas afinal de contas, pra que serve amigo, se não para desabafar?

Será que eu sou tão crítico assim? Espero que não, espero que em alguma porcentagem eu consiga ser aquele que sabe escutar até o final e trocar idéias com a pessoa para se chegar a um senso comum. Ou não, as vezes tudo que uma pessoa precisa é um ouvido, e nada mais. Amigo é aquele que sabe tudo a seu respeito e ainda assim, te aceita como você é, eu já tenho “conhecidos” demais que eu não falo ¼ da minha vida particular, não preciso de mais um.

Meu nome é Jorge Eduardo, e eu estou aqui para convoca-los.

Sejam honestos, consigo e com os outros, permitam que as pessoas que as amam, saibam o que você sente.

5 comentários:

  1. "O fato que me deixa chateado, é quando um amigo tem um problema comigo e não se abre, talvez por medo que eu vá julgar, ou por não querer se expor, ou mostrar que tem fraquezas, mas afinal de contas, pra que serve amigo, se não para desabafar?
    Será que eu sou tão crítico assim?"

    Talvez ele não te ache tão amigo assim, maybe...?

    Eu continuo com a mesma opinião sobre psicólogos e psiquiatras... psiquiatras principalmente, pois são necessários para o tratamento de alguns males mentais relacionados ao comportamento e hormônios, etc... E psicólogos se fazem necessários no nosso contexto social...exatamente pelo que tu disse..falta de honestidade e dificuldade de comunicação...traumas... enfim... são necessários...


    Humanos são complexos... se um já é...imagine as relações inter-sociais então...

    ps: estás citado nos meus dois ultimos posts =)

    Lov ya my heart-brother!

    ResponderExcluir
  2. algumas pessoas se abrem com a família, e seu mundo desmorona...
    algumas pessoas criam verdades, e acham que estão sendo honestas...
    algumas pessoas preferem confiar no seu julgamento a tirar a prova e conversar pra ver se é isso mesmo...
    algumas pessoas confiam em amigos... e quebram a cara...
    anyway... I liked your writing

    ResponderExcluir
  3. é PHODA. são diretrizes sociais mto abrangentes. será que estamos preparados pra tanta sinceridade? eu tento me manter sincero. mas sei que o direito a minha sinceridade acaba quando comeca o direito de alguém não ser machucado por ela. as vezes a gente mente, omite e esconde. por nós ou pelo outro. família é família. sempre vai ter um pq. no final talvez os conflitos se resolvam. acho que a família está ae para isso. teorias e pensamentos conflituantes que devem coexistir e se ajustar. penso tanta coisa a respeito de tudo isso. uma boa conversa de buteco. hahaha parabéns pelo texto. incrível!

    ResponderExcluir
  4. gostei muito de como vc expôs o tema...
    tbm acho muito complicado a existência uma honestidade plena, embora acredite q seja de extrema importância...
    vc já parou para imaginar o quão mais fácil seria se todo mundo fosse mais honesto consigo mesmo e com os outros?
    é papo para horas e horas, ou linhas e mais linhas num post...rsrsrs
    um forte abraço...

    ResponderExcluir