quarta-feira, 16 de março de 2011

Insegurança

Um dos mecanismos mais tradicionais de defesa do ser humano na atualidade é tentar criar uma imagem sua na cabeça das pessoas que seja condizente com a ética e moral do grupo no qual está inserido.
Dependendo do ambiente, pode ser mais conveniente projetar a imagem de uma pessoa mais liberal ou mais conservadora.É claro que essa imagem não condiz com o que a pessoa realmente é, e eventualmente se torna difícil sustentar essa imagem.
Em alguns casos, não suficiente com o fato de criarmos uma imagem diferente da real na mente das pessoas, ainda somos capazes de julgarmos aquela pessoa por não ser aquilo que nós não somos, mas queremos que a outra pessoa acredite que nós somos.

Há quem diga ser extremamente liberal e desapegado de preconceitos, mas não tem amigos negros/brancos ou mais velhos/novos. Há quem diga que não acredita no amor, mas está a todo momento tentando enxergar amor por onde passa. Há quem diga que sexo é apenas sexo, mas não leva qualquer desconhecido pra cama. Há quem diga que toma o primeiro passo na hora de conquistar alguém, mas na verdade fica dando sinais para que a outra pessoa se aproxime primeiro. Há quem diga que tem atitude e não depende dos outros para que seus sonhos se tornem realidade, mas não é capaz de levantar uma palha por isso.

Há quem diga muita coisa. No entanto, não há quem faça. Mas há.

Há quem não diga nada, não opine, não fale, não se comprometa. E no entanto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário